segunda-feira, 26 de março de 2012

Civilização = Progresso?

   Normalmente, entendemos a palavra civilização como um estágio mais avançado que todos os povos deveriam alcançar. Assim rapidamente concluímos que aqueles indivíduos não adequados aos padrões de vida modernos: vida em cidades, com amplo domínio da escrita, dependentes do desenvolvimento tecnológico, entre outros aspectos; seriam povos mais primitivos, ou seja, selvagens classificados à margem da civilização. No entanto, seria interessante perceber que a vida que temos hoje, a maneira de nos organizarmos, nossos conjuntos de valores, nossas crenças, trataram-se historicamente de escolhas. Portanto, os povos fizeram escolhas ao longo do tempo ou estas lhe foram impostas e assim chegamos à maneira que vivemos. Dessa maneira a civilização não deve ser considerada como mais ou menos avançada, mas como uma consequência das escolhas de um determinado povo. A Revolução Neolítica, que trouxe agricultura, capacitou o homem para a adoção de uma vida sedentária. Então abandonar o nomadismo foi uma das múltiplas escolhas que alguns agrupamentos humanos da época puderam tomar. Não querendo dizer que a adoção do sedentarismo foi a decisão mais avançada naquele momento, como num caminho evolutivo que a humanidade deveria seguir. O que existiu e existe são diferentes respostas dos povos a seus respectivos meios, resultando em diferentes culturas, que não podem ser comparadas, como se umas fossem classificáveis como melhores ou piores, ou mais "avançadas" que outras.
   Apesar de parecer atraente tratar a História como uma construção evolutiva rumo a uma civilização mais avançada, temos de ter cuidado com classificações, pois fica difícil de compreender certos acontecimentos perpetuados em uma sociedade civilizada considerada moderna, como: o Holocausto e o ataque com bombas atômicas a Hiroshima e Nagasaki. Isso feito lembrando apenas dois desastres humanos, historicamente recentes, podendo-se apontar dentre outros mais (lembre-se de outros). O problema de nos colocarmos num estágio mais avançado de desenvolvimento, por nos considerarmos "civilizados", é que aquele, o qual não se adequa a essa classificação deve ser posto fora de condição de prejudicar, senão podem ser educados ou convertidos ao nosso suposto estágio mais avançado. Então percebidas e mais ou menos discutidas as dificuldades para se estudar o conceito de civilização em História e como ele se associa a noção de progresso (a ideia era "atucanar" mesmo). Abaixo vão alguns "critérios" aos quais a ideia de civilização foi e é historicamente associada:
  • Sociedade mais complexa;
  • Desenvolvimento da metalurgia;
  • Maior produção de excedentes;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Divisão em classes sociais; 
  • Presença de um Estado regulador (representante de classe);









    

2 comentários:

  1. Ótimo texto, realmente essa conceito de "escolhas" faz muito mais sentido do que muitas explicações encontradas em livros de História por ai. Parabéns pelo blog!

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