sexta-feira, 30 de março de 2012

Cinema, História e Vestibular

Seguinte galera, são muitos os aspectos que permeiam a relação cinema e história. Então vou comentar a respeito do que acho ser o mais importante - o caráter de realidade que os filmes emprestam a história. Para o aluno de história um filme; com sua cenografia, figurino, diálogos atraentes, música, entre outros aspectos, ajuda e muito na compreensão de períodos históricos. Podemos dizer torna muito mais instigante a história, que a palavra falada (do professor) ou escrita (do livro), porque nos coloca em imagens tudo aquilo que fica invisível e flutuando na nossa cabeça quando estamos na aula de história. Até aqui tudo ótimo, mas que maravilha são os filmes para o ensino de história diria alguém, mas calma lá temos problemas também. Se tomarmos tudo que aparece nos filmes como o que realmente aconteceu estaremos cometendo um equívoco grave. Terminado o filme a gente costuma dizer "ah então foi assim que aconteceu", mas infelizmente não é assim. Temos de lembrar o caráter da representação que perpassa a produção dos filmes, os objetivos e as pretenções dos produtores, diretores, atores, ou seja, de todos envolvidos no processo de criação. Principalmente seus financiadores, porque não podemos esquecer que o cinema além de arte é uma indústria, a qual movimenta milhões e milhões de dólares por ano. Então aqui entro eu: o professor de história e amante de cinema (vejo pelo menos quatro filmes por semana) como mediador entre o conhecimento histórico e as interpretações da história proporcionadas pelos filmes. Nas minhas resenhas, que aparecerão no blog buscarei passar o que cada filme tem de melhor para observarmos da história e as vezes também o que tem por trás deles. Ok, espero que assim o nome do blog "CinEsquemaHistória" ganhe mais sentido. Sôr, sor, Felkl, Guiga, Gui... Mas e o vestibular? Calma lá meu veio, reflete um poquinho... Ao assistir a um dos filmes (espero eu que se divertindo) que eu comentar em aula ou publicar algo aqui, você aluno estará automaticamente estudando e cumprindo com o conteúdo programático divulgado pela UFRGS. O negócio é eu apresentar o que tem de melhor do cinema para te facilitar o entendimento do conteúdo. 

2 comentários:

  1. Como o Thiago disse na aula de hoje, assistam 300 para a próxima aula com o Prof. Guiga, para dar uma introdução da Grécia, período homérico e assim vai. Os filmes é um ótimo componente para aqueles que não tem o devido " saco " para ler, apesar de ter vários pontos no contexto que estão distorcidos.
    Valeu pela iniciativa Sôr Guiga.
    Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Isso Marilia! O filme é mais uma das várias ferramentas que podemos utilizar para o estudo. Acredito que uma das mais descontraídas... hehehe
    Logo vou estar postando um texto sobre os 300 aqui.

    ResponderExcluir

Vamos ser razoaveis nos comentários. Sem usar palavras de baixo calão, nem qualquer forma de agressão pessoal ou a diferentes credos.