Seguinte galera, são muitos os aspectos que permeiam a relação cinema e história. Então vou comentar a respeito do que acho ser o mais importante - o caráter de realidade que os filmes emprestam a história. Para o aluno de história um filme; com sua cenografia, figurino, diálogos atraentes, música, entre outros aspectos, ajuda e muito na compreensão de períodos históricos. Podemos dizer torna muito mais instigante a história, que a palavra falada (do professor) ou escrita (do livro), porque nos coloca em imagens tudo aquilo que fica invisível e flutuando na nossa cabeça quando estamos na aula de história. Até aqui tudo ótimo, mas que maravilha são os filmes para o ensino de história diria alguém, mas calma lá temos problemas também. Se tomarmos tudo que aparece nos filmes como o que realmente aconteceu estaremos cometendo um equívoco grave. Terminado o filme a gente costuma dizer "ah então foi assim que aconteceu", mas infelizmente não é assim. Temos de lembrar o caráter da representação que perpassa a produção dos filmes, os objetivos e as pretenções dos produtores, diretores, atores, ou seja, de todos envolvidos no processo de criação. Principalmente seus financiadores, porque não podemos esquecer que o cinema além de arte é uma indústria, a qual movimenta milhões e milhões de dólares por ano. Então aqui entro eu: o professor de história e amante de cinema (vejo pelo menos quatro filmes por semana) como mediador entre o conhecimento histórico e as interpretações da história proporcionadas pelos filmes. Nas minhas resenhas, que aparecerão no blog buscarei passar o que cada filme tem de melhor para observarmos da história e as vezes também o que tem por trás deles. Ok, espero que assim o nome do blog "CinEsquemaHistória" ganhe mais sentido. Sôr, sor, Felkl, Guiga, Gui... Mas e o vestibular? Calma lá meu veio, reflete um poquinho... Ao assistir a um dos filmes (espero eu que se divertindo) que eu comentar em aula ou publicar algo aqui, você aluno estará automaticamente estudando e cumprindo com o conteúdo programático divulgado pela UFRGS. O negócio é eu apresentar o que tem de melhor do cinema para te facilitar o entendimento do conteúdo.
Como o Thiago disse na aula de hoje, assistam 300 para a próxima aula com o Prof. Guiga, para dar uma introdução da Grécia, período homérico e assim vai. Os filmes é um ótimo componente para aqueles que não tem o devido " saco " para ler, apesar de ter vários pontos no contexto que estão distorcidos.
ResponderExcluirValeu pela iniciativa Sôr Guiga.
Adorei o blog.
Isso Marilia! O filme é mais uma das várias ferramentas que podemos utilizar para o estudo. Acredito que uma das mais descontraídas... hehehe
ResponderExcluirLogo vou estar postando um texto sobre os 300 aqui.